Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Descobre como o autoconhecimento transforma a tua vida

Descobre como o autoconhecimento transforma a tua vida

“Quem sou eu?”… “Qual o meu propósito?”

Será que já fizeste esta pergunta? Eu já. Confesso que esta pergunta assolava o meu pensamento e muito provavelmente também poderá assolar o teu. Foi num momento mais desafiante da minha vida que senti maior necessidade de me conhecer realmente e que iniciei o meu percurso de autoconhecimento. Precisava saber quem eu era, o que me limitava, o meu valor, qual o meu propósito. Sentia-me perdida precisava de me encontrar!

É verdade que cada vez mais a palavra autoconhecimento é ouvida e apesar da “popularização” da palavra , será que sabemos o seu verdadeiro significado? Como podemos alcançá-lo? E o quão importante é o autoconhecimento para a nossa vida?

 O que é o autoconhecimento?

A palavra autoconhecimento é o nome dado ao ato de nos descobrirmos a nós próprios. Procurar entender a nossa verdadeira essência, a nossa identidade , quais são os nossos valores, hábitos, quais as crenças que nos estão a limitar e quais as nossas crenças potenciadoras. É muito importante para alcançarmos a vida que realmente desejamos e também para podermos ter as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios que possam surgir nas nossas vidas. Este processo é um processo interno que nos leva a uma transformação e a uma evolução pessoal e que ajuda-nos a viver de uma forma mais tranquila, a perceber o que queremos realmente para a nossa vida, a ter mais clareza para atingir os nossos objetivos, a saber como melhorar as nossas respostas comportamentais e tomadas de decisão perante um desafio. Ajuda-nos a escolher o caminho que queremos seguir!

E onde começa o autoconhecimento?

Começa no nosso interior, dentro da nossa mente, nas nossas emoções, que se vão refletir no exterior, mudando positivamente a perceção que temos do mundo. O processo da nossa descoberta interna, é feito através de muita reflexão, perguntas poderosas, de reprogramações emocionais e inconscientes e de investimento em nós.  Quando decidimos, verdadeiramente, dar início ao processo de autoconhecimento, vamos despertar a clareza necessária para avaliar os nossos comportamentos, ações, pensamentos, comunicação, emoções, tornando assim mais fácil enfrentar os nossos desafios e iniciar o caminho que nos vai levar a alcançar o que queremos realmente para as nossas vidas.

Acredito de verdade que o objetivo principal do autoconhecimento é trazer a cada um de nós a nossa identidade, a nossa essência que por vezes vamos perdendo ao longo da nossa vida, devido às nossas vivências, crenças, as nossas emoções negativas que funcionam como um “vírus” que se instala no nosso “eu” e não nos deixa experienciar a vida como nós desejamos.

Quando nos conhecemos, podemos obter as respostas e perceber por que agíamos como agíamos, até porque não somos o nosso comportamento, e por isso não existe nada de errado ou anormal em nós, simplesmente ainda não aprendemos a fazer melhor, porém temos as ferramentas que precisamos para que consigamos aceder à mudança, à transformação, à evolução, à descoberta do nosso verdadeiro “eu”.

E quando iniciar este autoconhecimento?

Pois bem, o autoconhecimento é um processo contínuo pois a vida está sempre em movimento. Por vezes conseguimos fazê-lo sozinhos e por vezes precisamos de ajuda. E está tudo bem! O importante é tomarmos consciência que o autoconhecimento é importante para vivermos a vida que queremos viver e que nos ajuda a enfrentar os nossos desafios.

No meu caso iniciei num momento em que estava a viver um desafio. Mas confesso que se tivesse tido essa consciência há mais tempo, o desafio teria sido ultrapassado de uma forma mais rápida e tranquila.

O autoconhecimento pode levar a uma certa prática, e por isso o mais importante é querer, agir, ter disciplina, assumir o compromisso para conseguirmos fazer as mudanças que queremos nas nossas vidas isto porque provavelmente tocaremos em assuntos delicados, capazes de mexer com os nossos sentimentos e emoções. Poderá não ser um processo fácil, mas é um processo possível, basta tu decidires e estares disposto a iniciar esse caminho de autoconhecimento.

Ao ganhar consciência de quem somos, do que nos limita, dos nossos pensamentos, dos nossos comportamentos, permite-nos trabalhar com foco em todos as áreas que queremos melhorar nas nossas vidas, permitindo-nos evoluir. Normalmente é quando sentimos essa necessidade de melhorar algo nas nossas vidas que procuramos o autoconhecimento, como já referi comigo foi assim. Pois precisamos de ter mais consciência dos nossos hábitos, pensamentos, comportamentos, crenças para enfrentar os desafios, para poder melhorar a nossa vida, seja a vida espiritual, amorosa, pessoal, familiar, a saúde ou profissional.

O autoconhecimento faz com que tenhamos uma vida muito mais equilibrada e saudável. Quem além de nós, sabe o que é bom para nós? Talvez “ninguém”, concordas?

Quando não temos este conhecimento, torna-se mais fácil “cairmos” em desafios, de nos envolvermos em relacionamentos tóxicos, iniciar trabalhos que nada tem a ver com a nossa identidade, ceder às pressões sociais, não saber dizer não e até viver uma vida que não queres para ti.

Se não sabemos quem somos, o que nos faz sentir bem, qual o nosso propósito, como é que vamos criar a vida que queremos ter? Como é que vamos atingir os nossos objetivos? Como vamos escolher o caminho que queremos realmente percorrer?

O autoconhecimento, ajuda a potencializar os nossos maiores atributos, o nosso potencial, a ser persistente, resiliente perante os desafios, a lidar com emoções, a definir objetivos e metas de vida, a ser confiante, com a capacidade de enfrentar qualquer desafio que possa surgir no  caminho.

E se precisares de ajuda para o teu autoconhecimento?

Em determinados momentos decisivos e desafiadores da nossa vida pode ser necessário pedir ajuda, pode ser necessário ter um acompanhamento orientado e específico. Um profissional de Coaching poderá ser uma ajuda fundamental, a sua metodologia prepara-te para saíres da tua zona de conforto, proporcionando mudanças, que podem fazer toda a diferença na tua vida. Tudo isso, aliado ao comprometimento e confiança existente entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), gera resultados extraordinários.

Posso te dizer que o Coaching Transformacional é uma ferramenta brutal e potente que te pode ajudar no processo de autoconhecimento. O Coaching Transformacional é pautado precisamente  no autoconhecimento, tendo no reconhecimento de pontos fortes e fracos o ponto de partida para a transformação, onde é traçado  um plano de ação que te irá levar ao ponto onde queres chegar.

O que desenvolvemos com o autoconhecimento?

Conquistas:

  • Permissão de sentir
  • Reconhecer que é uma pessoa única
  • Capacidade de enfrentar medos e hesitações mais facilmente
  • Desapego ao passado ou a preocupações excessivas com o futuro
  • Descoberta de habilidades adormecidas
  • Aumento da autoestima
  • Autocuidado
  • Autoconfiança
  • Desenvolvimento das habilidades sociais
  • Compreensão de que os erros são necessários para uma aprendizagem e sucesso
  • Formação de relacionamentos interpessoais melhores
  • Reações mais equilibradas às adversidades
  • Capacidade de lidar com as emoções
  • Visão de futuro mais aprimorada
  • Amor-próprio
  • Capacidade de agradecer
  • Capacidade de amar
  • Reconhecer que é merecedor
  • Valorização das conquistas
  • Capacidade de perdoar

O autoconhecimento é um processo transformador, o maior investimento que podemos fazer por nós mesmos, pois quando nos conhecemos, não reagimos impulsivamente aos nossos processos internos e à vida, mas desenvolvemos uma conexão consciente com nosso “eu” e com o mundo externo.

Quando é que vais iniciar o teu autoconhecimento?

Artigo redigido por Elisabete Oliveira